Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM).
Os
principais sintomas do bruxismo são: dores de cabeça, no maxilar, dores
musculares, cansaço e desconforto na mastigação.
Você pode estar rangendo os dentes à noite sem perceber!
Para tratar do bruxismo, o mais indicado é o uso de placas. Estas placas têm função de alterar os estímulos neuro periféricos, as relações entre os maxilares e o posicionamento das articulações temporomandibulares, colocando-as em uma posição ideal de oclusão.
As placas também reduzem atividade muscular, causadora de tensão.
Medicamentos ansiolíticos podem ser úteis para o controle dos quadros de estresse e ansiedade que podem estar associados.
Vejam quais os possíveis efeitos colaterais do bruxismo bem como os principais tratamentos.
As próteses sobre implante são tipos de próteses onde os dentes são parafusados sobre o implante (parafuso). Esse implante pode ser feito na mandíbula e na maxila, atuando sobre um ou dois dentes.
Esse tipo de prótese elimina a necessidade de usar as antigas próteses removíveis (com grampos apoiados nos dentes) ou dentaduras, assegurando ao paciente uma melhor mastigação e melhor saúde bucal.
Gengivas saudáveis e em harmonia com os dentes são fundamentais para o sucesso dos tratamentos estéticos, principalmente na região anterior. E para que isto seja alcançado, existe um conjunto de técnicas cirúrgicas gengivais para melhorar a estética ou alcançar o contorno ideal da gengiva.
A doença periodontal inflama e destrói as estruturas que suportam os dentes, como a gengiva e osso de suporte. O acúmulo de bactérias é uma das principais causas dessas doenças, ou seja, pessoas com má higiene oral estão mais propensas a tê-las. Além de trazer riscos como retrações gengivais e perdas dentárias, as doenças periodontais também podem trazer doenças sistêmicas.
O diagnóstico precoce da doença periodontal, a avaliação dos tecido moles para prevenção do câncer bucal e de doenças sistêmicas que manifestam-se na cavidade bucal, também fazem parte do protocolo de exame clínico e tratamento periodontal.
Estes procedimentos restauradores têm como objetivo recuperar saúde e função no sentido global. São necessários quando temos pacientes com lesões de cáries, com alguma parafunção, (como bruxismo ou apertamento dos dentes), os quais geram fraturas múltiplas dentárias, lesões nas cervicais dos dentes (também conhecidas como Lesões Cervicais Não Cariosas- LCNC), sensibilidade e perda da dimensão vertical. Também engloba troca de restaurações antigas e mal adaptadas (restaurações metálicas ou de amálgama). Os procedimentos curativos e restauradores são:
É um tratamento completo que engloba uma série de procedimentos que visam melhorar a estética do sorriso. Antes de realizar esses procedimentos estéticos, é avaliada a saúde bucal do paciente.
A saúde bucal é fundamental para qualquer transformação estética. Os procedimentos são individualizados e visam atender as demanda de cada paciente.
Muitas vezes, são procedimentos conservadores e de rápida execução, mas que garantem um resultado estético de impacto. Os procedimentos estéticos são:
A
oncologia é uma das especialidades médicas que mais necessita do suporte
odontológico. De forma geral, o paciente oncológico apresenta complicações
orais decorrentes do próprio tratamento rádio ou quimioterápico, sendo
fundamental a integração do cirurgião-dentista nas equipes multidisciplinares envolvidas
no tratamento.
No contexto atual o dentista deve fazer parte da equipe médica que irá cuidar do doente, realizando o atendimento sempre que necessário durante todo período de internação ou de tratamento. Saiba quais são os principais tratamentos do dentista com relação aos pacientes oncológicos: