Os laseres já vêem sendo utilizados para inúmeras aplicações na Odontologia pois oferecem inúmeras vantagens na nossa prática clínica diária. Já escrevi artigo sobre laser neste blog.
A informação que muitos ainda não sabem, é que os laseres de baixa potência ainda possuem uma outra alternativa de uso: na terapia chamada de fotodinâmica ou PDT (do inglês, Photodynamic Therapy).
A associação de uma fonte de luz com um agente fotossensibilizador para morte microbiana é chamada de terapia fotodinâmica.
O mecanismo de fotossensibilização da PDT consiste na sensibilização das celulas microbianas pelo corante (azul de metileno), que, ao interagir com a luz e o oxigênio tecidual, geram radicais livres que induzem severos danos às células microbianas, levando à sua morte.
O protocolo de irradiação varia dependendo do tipo de infecção que estamos tratando, mas técnica é relativamente simples. O corante é aplicado na lesão e um período de tempo pré-irradiação deve ser aguardado, antes de aplicar o laser na densidade de energia adequada para o caso.
Como a PDT tem como principal objetivo o controle microbiológico, essa terapia é indicada para todo tipo de infecção oral: – tratamento de infecções periodontais, – tratamento da herpes e candida oral, – controle da evolução de cáries, – intervenções endodônticas infectadas, – casos de peri-implantites (infecção ao redor de implantes), -manejo da halitose, ainda e no controle de infecções em pacientes oncológicos durante a quimioterapia e a radioterapia ou que apresentem necrose óssea devido ao uso de bifosfonatos.
Os resultados encontrados nas pesquisas e nos casos clínicos publicados são altamente promissores! Por isto, esta técnica é realizada de forma segura no tratamento de infecções orais de forma conservadora e eficaz !
REFERÊNCIAS
Dougherty TJ. An update on photodynamic therapy applications. J Clin Laser Med Surg 2002;20(1):3-7.
Carlos DPE. A terapia fotodinâmica como benefício complementar na clínica odontológica. REV ASSOC PAUL CIR DENT 2015;69(3):226-35.