As novas tecnologias estão dominando rapidamente o mercado e revolucionando a forma como trabalhamos. Na área da Odontologia, o grande avanço está na “Odontologia Digital”.
O escaneamento das arcadas do paciente e a criação de um arquivo digital, evita a necessidade da moldagem (e da criação de um modelo de gesso), trazendo maior conforto ao paciente. Este arquivo funciona como um “banco de dente” individualizado do paciente. Ou seja, se o paciente fraturar um dente ou tiver algum problema com sua prótese, em qualquer lugar do mundo, podemos enviar o arquivo STL para o laboratório mais perto, que irá confeccionar outro dente igualzinho ao original em pouco tempo! Não é fantástico?
Seguindo este fluxo digital, depois do escaneamento, o arquivo (que chamamos de STL), é automaticamente enviado a um laboratório, que inicia a confecção do trabalho de forma imediata; ou seja, em menos de 24 horas o trabalho já pode ser instalado no paciente. Não é incrível? Isto evita o tempo de espera com restaurações provisórias, e também evita que o paciente tenha que ir ao dentista diversas vezes para finalizar o trabalho.
Vale ressaltar que o fluxo digitaltambém garante trabalhos com maior precisão, pois como são confeccionados por um sistema computadorizado, estes têm menor chances de falhas, e “discrepâncias”, as quais ocorriam quando o protético tinha confeccionar as cerâmicas em cima de modelos de gesso.
Outra grande vantagem, é que podemos estudar a oclusão do paciente de forma detalhada no computador (com os modelos digitais), pois eles se articulam simulando a mordida do paciente. Desta forma podemos detectar contatos prematuros, falhas na oclusão e corrigir estas falhas durante o planejamento, diminuindo as chances de erro com a restauração final!
Isto é só o começo! Temos certeza que a tecnologia do futuro ainda trará outros benefícios para nossos pacientes e se tornará mais acessível para a maioria da população. Assim esperamos !!