Sabiam que todos sorrisos belos e estéticos apesentam algumas características semelhantes ? Sabem quais são? Seguem algumas delas:
Primeiramente os dentes devem estar em proporções agradáveis aos demais e biologicamente integrados e em harmonia com os tecidos gengivais; ou seja, uma disposição dentária harmoniosa e agradável com lábios e face.
Linha do sorriso:A linha do sorriso deve ser concava , e acompanhar a linha dos labial; ou seja, os incisivos centrais devem ser maiores em comprimento do que os laterais.
Simetria dentária:Os dentes devem ter simetria, ou seja, os pares de dentes anteriores devem ser simétricos (mesma largura e altura) em uma vista frontal.
Proporção da coroa dos dentes: a largura deve ser mais ou menos 80% da altura, ou seja, os dentes devem ser mais compridos do que largos.
Dominância dos incisivos centrais superiores: os incisivos centrais devem ser os mais largos e maiores dentes da arcada. São os dentes mais importantes e ponto de partida para definr a beleza do sorriso.
Contorno e morfologia gengival: os limites dos contornos gengivais dos caninos devem estar mais altos do que os incisivos laterais, e mais ou menos, na mesma altura dos incisivos centrais superiores.
Exposicão dos incisivos centrais: Como estes dentes “dominam “ o sorriso, mesmo quando estamos com os lábios relaxados, ou seja, em repouso, a borda incisal , ou seja, a “borda inferior” destes dentes devem aparecer. Este é um sinal de jovialidade , pois com o envelhecimento, existem uma tendência de desgaste dos dentes e alteração da curva do sorriso.
Estes são alguns do requisitos que são utilizados no planejamento e confecção de um novo sorriso estético e harmônico!