É a técnica que utiliza agentes clareadores para recuperar a cor original dos dentes, ou deixar eles ainda mais claros. O clareamento dentário ocorre por meio de produtos químicos como o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio.
Atualmente existem dois tipos de clareamento e ambos devem ser feitos com a supervisão de um cirurgião-dentista: o clareamento de consultório e o clareamento caseiro
O clareamento caseiro
é a técnica mais utilizada – e mais eficiente – para clarear dentes. Aplicada em casa pelo próprio paciente, o procedimento utiliza moldeiras personalizadas, o paciente leva para casa a moldeira e o gel clareador na concentração indicada para seu caso.
O tempo médio de tratamento é de 3 a 4 semanas, durante 2 horas diárias. A qualquer hora ou lugar, sempre é possível clarear dentes através da técnica de clareamento dental caseiro
O clareamento de consultório
é realizado pelo dentista, que aplica sobre os dentes um agente químico oxidante potente. Para evitar queimaduras na gengiva, lábios e bochechas, é usado um protetor próprio.
O gel é deixado sobre os dentes durante um tempo determinado com trocas intermitentes. O tempo máximo deste procedimento é de 45 minutos.