Tratamento para prevenção da mucosite e infecção associada à quimioterapia e/ou radioterapia

Aproximadamente 60% dos pacientes que recebem a radioterapia convencional para câncer cabeça e pescoço e mais de 80% dos pacientes que fazem terapia combinada (quimioterapia e radioterapia) estão propensos ou irão desenvolver mucosite severa. O primeiro sinal da mucosite oral é a sensação de queimação relatada pelo paciente, e ao exame clínico, a mucosa apresenta-se mais vermelha. O quadro pode progredir para manchas brancas descamativas solitárias e elevadas que são dolorosas.

A mucosite determina graus variáveis de dor e desconforto ao paciente, resultando na queda da qualidade de vida devido aos distúrbios funcionais (mastigação, deglutição e fonação), distúrbios do sono e má higienização da cavidade oral. Além do desconforto local causado pela doença, as lesões ulcerativas contribuem ainda para aumentar o risco de infecções locais e/ou sistêmicas, comprometendo ainda mais o seu estado geral e ainda aumentando o tempo de internação hospitalar.

O paciente oncológico deve ser acompanhado pelo dentista , que irá controlar e ‘ou evitar o aparecimento da mucosite através de orientação, uso de bochechos apropriados e laser terapia.

Entre em contato

Para mais informações sobre o consultório, entre em contato pelos canais abaixo, ou entre em contato pelo nosso Whatsapp.

Para mais informações* sobre o consultório, entre em contato pelos canais abaixo, ou preencha o formulário para enviar uma mensagem.

Safira Marques de Andrade e Silva

71 99185-6056

safira@terra.com.br


Clinica Dentariu

Av ACM, 585, Complexo Odonto-Médico Itaigara, salas 1401/02/06/07 Salvador-BA

71 3354-1615 / 71 3354-2759
71 98749-2759

www.dentariu.com.br




*Valores das consultas e valores dos procedimentos são fornecidos em consulta.