É a limpeza dentária feita por um cirurgião dentista. O dentista higieniza individualmente cada dente e a parte mais profunda da gengiva, utilizando aparelhos e instrumentais apropriados. O objetivo da profilaxia é manter a boca saudável e evitar riscos de doenças periodontais e bucais, como gengivites e cáries.
Durante a profilaxia é feita raspagem e alisamento radicular ou tartarectomia. Uma vez que não é possível remover tártaro apenas com escova e fio dental, o profissional usará um aparelho chamado ultrassom ou instrumentais chamados “curetas” para fazer a raspagem e remoção destes tártaros.
A profilaxia é complementada com o uso de um jato com bicarbonato de sódio, que tem como função a remoção de placa bacteriana e do tártaro; e de polimento e remoção de manchas extrínsecas. Além disto, uma escovação completa será feita com “escovinhas” acopladas ao motor, e a utilização de uma pasta especial encontrada apenas em consultórios odontológicos. A aplicação de flúor é o último procedimento.
O flúor deixa os dentes mais resistentes ao ataque dos ácidos. Ele tem sido classificado como o agente inibidor de cáries mais eficiente, seguro e econômico.